• (51) 999005212
  • teutonia.juventus@gmail.com
  • Associação Esportiva Recreativa e Cultural Erno Dahmer - Juventus

História

DESDE 1994 CONSTRUINDO A CIDADANIA ATRAVÉS DO ESPORTE!

Ao iniciar nossas atividades no dia 31 de julho de 1994, criamos um núcleo de atividades esportivas para trabalhar basicamente com o futebol de campo, futsal e o vôlei (masculino e feminino). Hoje, atendemos crianças entre 4 e 16 anos. O nome adotado para o projeto é o de Escolinha Juventus. Começamos o projeto, aliando o incentivo e a parceria do SESI, Cooperativa Languiru, Cooperativa Certel e a Cooperativa Sicredi, viabilizando assim a aquisição do material esportivo e parte dos custos do investimento.

Nos anos 90 e início de 2000, havia em Teutônia além da Escolinha Juventus, as Escolinhas da S.E.R. Gaúcho e do Canabarrense, que por fim se unificaram em 2002 e passaram a usar o nome de AERC Juventus, após várias reuniões das diretorias das três entidades, passando a contar com o auxílio da administração municipal de Teutônia desde então.

Surgimos com o objetivo de garantir, ampliar e qualificar o trabalho realizado com jovens que tenham a necessidade da ocupação do tempo livre inverso ao turno da escola, através de atividades orientadas por profissionais da área de Educação Física. Contribuímos para o desenvolvimento sistemático de valores e princípios relacionados ao campo da cultura esportiva, saúde preventiva, hábitos de higiene, disciplina e promoção da qualidade de vida.

No dia 31 de julho de 2018, a Juventus completou vinte e quatro anos de atuação. Neste período, conquistamos através de nosso trabalho, o reconhecimento da comunidade teutoniense, regional e estadual. Conquistamos o título de campeão estadual na categoria sub-15 (2000) e campeão no campeonato Brasil Cup disputado na serra gaúcha, com a categoria 2004/2005 no ano de 2015. Campeão da Copa Cidade das Flores com a categoria 99 (Sub-16) no ano de 2016.

Representamos o Vale do Taquari no Campeonato Estadual de Futebol para Categorias de Base e ainda participamos de vários campeonatos de futsal da região. Também marcamos presença em todas as edições da Copa Teutônia Adidas, em nosso município, onde conquistamos o tricampeonato na categoria 1994 (2009, 2010, 2011) e os vice-campeonatos nas categorias Juvenil e 1992. Em 2010, a categoria 95 sagrou-se campeã da Copa Teutônia Adidas, em 2012 a categoria 2001 conquistou o título de Campeão na Copa Teutônia Adidas, além de várias outras categorias que se destacaram. Cerca de 150 equipes de vários locais do país (RS, SC, PR, SP, MG, PA e BA), além de Paraguai, Uruguai e Argentina, costumam prestigiar este que é um dos maiores eventos esportivos das categorias de base da América do Sul, que ocorre tradicionalmente no mês de janeiro.

Na Copa Sul-Brasileira, realizada em Colinas, conquistamos em 2009 os títulos nas categorias 92, 94 e 95, além de um vice-campeonato na 96, marcando presença nas quatro finais possíveis. Em 2010, a categoria 94 conquistou o bicampeonato em Colinas. Em 2009, 2010 e 2011, também acrescentamos em nosso calendário os jogos realizados pela Taça Saudades que ocorrem em Santa Catarina. Em 2011, a Juventus 96/97 conquistou o título da 7ª Taça Saudades. Ainda em 2011, a 5ª Copa Internacional de Flores da Cunha foi conquistada pela Juventus 99. Em janeiro de 2016 a categoria sub-16 (1999) ficou campeão da Copa Cidade das Flores.

Também participamos do Circuito Certel de Futsal, do Campeonato Piá de Futsal de Lajeado, além de promover os jogos internos da Juventus (JIJUS) e vários Circuitos de Integração de Núcleos ao longo do ano.

No futsal, nos dias 19 e 20 de junho de 2010, as equipes da Sub-13 e Sub-15 Feminino da Juventus conquistaram na cidade de Rio Negrinho, em Santa Catarina, a Copa Eletrobras Eletrosul de Futsal 2010. A competição contou com a participação de várias equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Em julho de 2011, a AERC Juventus novamente retomou os trabalhos com o voleibol e no presente ano já conta com mais de 30 títulos entre eles Campeão em Santa Clara do Sul na série ouro, e Campeão Estadual de mini vôlei, atendendo a dezenas de jovens (meninos e meninas) do nosso Município. Além disso, a preocupação com o bem-estar da população também fica evidenciado através das Caminhadas Orientadas do Projeto Viva Melhor que é uma parceira da AERC Juventus com a Administração Municipal de Teutônia. Junto a tudo isso, a AERC Juventus também já realizou projetos sociais por uma cidade e meio ambiente mais limpos, com o recolhimento de materiais recicláveis que passam a ter um destino correto.

Neste ano, com 24 anos de intensas atividades esportivas, atendemos anualmente aproximadamente 600 alunos dos 4 aos 16 anos. Contamos com núcleos de treinos em Canabarro, Languiru, Teutônia e mais dois núcleos de voleibol, em Languiru na Ass. Pró Desenvolvimento e no Colégio Teutônia, além de um núcleo de expansão de futebol no município de Anta Gorda.

Olá, podemos te ajudar?
Powered by